Especial IndieVisível,IndieVisível

Roberto Gómez Bolaños morreu, mas nos deixou muitas lembranças – inclusive nos games

16 fev , 2016  

Nessa sexta-feira (28/11/2014), o Brasil inteiro chochou-se com a morte de um dos maiores humoristas da história.
Roberto Goméz Bolaños, nosso tão conhecido Chaves faleceu durante a tarde no México aos 85 anos.

Os trabalhos realizados por Bolaños ficaram conhecidos no Brasil por conta da emissora de Televisão SBT, que durante as tardes semanais exibia os seriados onde Roberto estrelava, entre estes Chaves e o Chapolim Colorado, seus dois maiores sucessos.

O amor brasileiro por os seriados era evidente: inúmeras homenagens foram feitas durante todos os anos de sucesso do Chaves na TV, e até mesmo quando o seriado sofreu a ameaça de ser retirado da TV Aberta depois de tantos anos, a internet mobilizou-se para garantir que ele permanecesse sendo exibido. Todo esse amor era recíproco, e isso foi provado com a última postagem feita por Bolaños no twitter:

 

ultimo-tweet-chaves-indievisivel

“Todo mi amor, para Brasil” foram as últimas palavras escritas por Roberto G. Bolaños no twitter antes de falecer

A contribuição do humorista para todos nós é inegável. Mesmo hoje em dia, até mesmo frases como “Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé” ou “Foi sem querer querendo” ainda fazem parte do nosso vocabulário, mesmo que inconscientemente.

El Chavo Kart, lançado para Playstation 3 e Xbox 360 no ano passado

O que alguns não sabem é que Chaves estendeu seu sucesso até mesmo para o mundo dos games: El Chavo del Ocho (você pode ver o gameplay aqui) e El Chavo Kart foram lançados não há muito tempo para os consoles Wii, Xbox 360 e Playstation 3.

Mas não é de agora que o universo criado por Roberto Bolaños alcançou o mundo dos jogos: em 1993, a brasileira Tec Toy lançava o game Chapolim x Drácula: Um Duelo Assustador.

game-chapolim-indievisivel

 

Além disso, em 2010, um estúdio independente chamado MagicTimeStudio também criava um jogo baseado no seriado do Polegar Vermelho, sendo que anteriormente o mesmo grupo já havia criado um mapa no jogo Counter-Strike baseado na vila da boa vizinhança.

Mas talvez o maior sucesso do Chaves no mundo dos games tenha sido o famoso Street Chaves, um jogo nos moldes do Street Fighter, mas com os personagens do seriado de Bolaños.

street-chaves-indievisivel

Além desta, outras homenagens foram feitas pelos fãs usando a mecânica de jogos conhecidos: Super Magro World (Super Mario World), Highway Crossing Madruga (FreeWay), Pac-Chaves (Pacman) e até mesmo o MadrugaCraft (Warcraft) foram feitos graças ao sucesso que Roberto Goméz Bolaños fez aqui no Brasil.

Nossa perda é imensurável. Mas a quantidade de risadas dadas durante todos esses anos graças ao Chaves e seus amigos também é.

Obrigado por tudo que trouxe para nós, Chavinho. Nós aqui do IndieVisível somos muito gratos por tudo que você representou!

Boa noite, Vizinhança!

“Prometemos despedirmos-nos
Sem dizer “adeus” jamais
Pois haveremos de nos reunirmos
Muitas, muitas vezes mais!”

Compartilhe em suas redes:

, , , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute nossos últimos podcasts:

Acompanhem nossa página no Facebook!

Parceiros